segunda-feira, 5 de julho de 2010

Não cuidar do Sistema Penitenciario Paulista é fugir da Responsabilidade

Não cuidar do Sistema Penitenciario Paulista é fugir da Responsabilidade
A falta de controle do governo do Estado sobre as penitenciárias do Estado de São Paulo são o reflexo da falta de responsabilidade dos Governos Alckmin/Serra. O grupo que administra nosso Estado desde 1983 nada faz em relação a essa situação e o povo paulista aguarda até hoje algum projeto de segurança. Se formos analisar a administração tucana, na Segurança Publica do Estado, revela que a principal causa da degradação do Sistema Penal é a má gestão.

Ha muito tempo que São Paulo o Estado perdeu o controle dos presídios. Não é segredo para ninguem que o sistema Penal paulista, ainda funciona com um pacto pré- administrativo de não agressão entre a secretaria da administração penitenciária e o PCC para evitar que haja rebeliões nas unidades. A grande maioria dos presidio da Capital e Interior paulista, ainda falta de investimento do governo do Estado. Não há hospitais nem estabelecimentos de tratamento psiquiátrico.Assim como em outros serviços prestadospara para a população penitenciaria.
**************************************************************************************************************************************************************************

Sem controle

Em SP, preso controla tráfico de dentro da cela

A falta de controle do governo do Estado sobre as penitenciárias de São Paulo mais uma vez foi manchete na imprensa. O criminoso Andinho, condenado a 632 anos por homicídios (inclusive o do prefeito de Campinas, Toninho do PT), seqüestros e roubos, cumpre pena na prisão que deveria ser de segurança máxima em Presidente Venceslau e de lá segue comandando o crime organizado, segundo noticiou o Jornal da Tarde de 01 de julho.

O depoimento de Andinho à Justiça mostrou que ele fez de sua cela um escritório do crime. Além de comandar o tráfico, usou o celular para mandar jogar duas granadas num jornal de Campinas em 2009 por não ter gostado de uma reportagem sobre seu casamento.

Doutor em Direito Penal, Sergio Salomão Shecaira, especialista na área prisional, disse que em São Paulo o Estado perdeu o controle dos presídios. Para ele, é preocupante o fato de presos terem acesso a telefone celular para controlar o tráfico de drogas e ordenar atentados nas ruas.

“Se isso acontece na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, considerada de segurança máxima pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), imagine o que ocorre num Centro de Detenção Provisória”, indagou.

Nenhum comentário: