Por Legal
Poxa, a taxa de homicidios em Sao Paulo despencou 66% …. uau. E a de latrocinio aumentou …..
Deixa eu ver se entendi. Se alguem entrar na minha casa e me matar eu vou parar na estatistica do homicidio.
Se alem de me matar, levarem algo eu vou pra estatistica do latrocinio.
E se alguem tiver a paciencia de pegar os dois dados e confranterem um com outro sera que a mascara deste pessoal nao cai?
Alias, esta historia de seguranca em Sao Paulo me lembra aquela cena do (esqueci o nome do filme), onde um fulano com TRES PERFURACOES, encontrado na PRAIA foi classificado como AFOGADO.
Comentário
Estão confusas as informações divulgadas pelos jornais sobre as estatísticas de crime em São Paulo. A Folha pegou o recorde de homicídios em 1999, para informar que a queda foi de 66%.
Como se sabe, a divulgação de dados relativos em séries estatísticas costuma ser manipulável: basta escolher a base de comparação. Ou então enfatizar alguns tipos de crime em detrimento de outros.
Quando se lê o G1, percebe-se aumento em vários ítens que dependem de policiamento:
“A ocorrência de crimes de latrocínio (roubo seguido de morte), estupros e roubos de carga no estado de São Paulo cresceu em 2008 em comparação com o ano anterior. Em relação a 2007, os crescimentos foram de 21,4%, 4,16% e 2,45% no número total por 100 mil habitantes, respectivamente”.
Haveria queda nas demais modalidades:
“Ainda de acordo com a pesquisa, todos os outros crimes contabilizados sofreram quedas no comparativo com o ano anterior no número por 100 mil habitantes: furto (-7,46), furto de veículos (-7,52), homicídio culposo (-3.63), homicídio doloso (-10,05), lesão corporal dolosa (-12,5%), lesão corporal culposa (-6,07%), roubo (-0,06%), roubo de veículos (-13,41%), tentativa de homicídio (-11,57) e roubo a banco (-1,05).
A queda mais enfatizada pela secretaria foi a de homicídios dolosos, com intenção de matar”.
Alguém teria as planilhas com todos os dados, para não ficarmos comendo nas mãos da Secretaria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário