domingo, 26 de fevereiro de 2012

Folha.com - Cotidiano - Detentos são mortos após tumulto em presídio de Recife (PE) - 26/02/2012

Dois presos morreram durante um tumulto ocorrido na manhã deste domingo (26) no presídio Anibal Bruno, em Recife (PE).

Segundo o secretário de Ressocialização do Estado, coronel Romero Ribeiro, a confusão começou às 9h, durante o horário de visita dos detentos.

De acordo com ele, presos da unidade 1 se revoltaram com o rigor na fiscalização dos visitantes e iniciaram uma briga. Um dos mortos teria sido assassinado pelos próprios colegas. A outra vítima, disse o secretário, tentou fugir na confusão e foi baleado pela segurança.

A tropa de choque da Polícia Militar e o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil foram acionados, e o motim foi controlado no final da manhã. As visitas foram suspensas.

Os nomes das vítimas não foram divulgados. O presídio Aníbal Bruno tem capacidade para 1.500 presos, mas abriga cerca de 4.800 e recebe até 15 mil visitantes no fim de semana.

Segundo o secretário, a unidade penal passa por um processo de mudanças, com a colocação de 300 agentes penitenciários em vagas ocupadas por 40 policiais militares, descentralização de diretorias e separação de presos de acordo com o número de processos que respondem.

Essas mudanças, afirmou o coronel, desagradam alguns grupos acostumados ao modelo anterior.

Nenhum comentário: