sábado, 11 de junho de 2011

A ação dos bombeiros do Rio | Brasilianas.Org

A ação dos bombeiros do Rio | Brasilianas.Org

Enviado por luisnassif, sab, 11/06/2011 - 09:16
Por Luis Fraga

Do site do S.O.S. Bombeiros

HISTÓRICO

(desde abril! nada começou agora!)
Nada começou agora: os bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realizam ações desde abril de 2011!

Nada começou agora

1) 14 de abril (quinta-feira) – Os trabalhadores encaminharam um documento com as reivindicações à Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sesdec). O recebimento do documento foi protocolado pela Sesdec.

2) 17 de abril (domingo) – Caminhada pacífica e ordeira na orla de Copacabana, por bombeiros em trajes civis, desarmados e de folga. Enquanto se manifestavam foram fotografados por bombeiros do serviço reservado (B/2). Durante a manifestação, um avião fretado sobrevoou a orla carioca com um faixa com o texto: “BOMBEIROS PEDEM SOCORRO! POPULAÇÃO CARIOCA PRECISAMOS DE VOCÊS!” Esse foi o segundo avião, já que o primeiro foi impedido de voar e a faixa foi confiscada por agentes do serviço reservado, no Aeroporto de Jacarepaguá. (reportagem em O Globo http://2.bp.blogspot.com/-AaezG-ZMLOI/TaxXYx9wDgI/AAAAAAAAAOI/WCQ070wAUm...)

3) 19 de abril (terça-feira) – Militares que participaram do ato do dia 17 receberam memorandos para responderem se estiveram presentes ou não na manifestação de Copacabana. À noite, foi publicada no Boletim Interno da corporação a transferência de 36 bombeiros como retaliação.

4) 20 de abril (quarta-feira) – Ato pacífico no Largo do Machado e caminhada até o Palácio Guanabara , na intenção de serem recebidos pelo Sr. Governador. Não foram recebidos por nenhum representante do Governo. Encaminharam-se então à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), onde foram recebidos. Houve manifestações de apoio de parlamentares presentes. A mesa diretora da ALERJ agendou uma reunião entre a comissão de Bombeiros, o comando do CBMERJ e uma comissão de Deputados para o dia 28 de abril, 10h, no 1º GMar (Botafogo). Todo esse processo foi transmitido ao vivo pela TV Alerj.

5) 21 de abril (quinta-feira) – Bombeiros tentaram o aquartelamento (permanecer em seus quartéis mesmo em folga, efetuando os serviços normalmente. O direito ao aquartelamento, inclusive com alimentação nos quartéis todos os dias, é direito dos militares). Os militares do 2º GMar (Barra), 3º GMar (Copabana) e 18º GBM (Cabo Frio) foram impedidos de entrar em seus quartéis de origem. Permaneceram em frente ao 2º GMar e 18º GBM, onde dormiram acampados. Os Bombeiros do 1º GMar e do 4º GMar não foram impedidos de se aquartelarem.

6) 22 de abril (sexta-feira) – Caminhada pacífica à noite do 3º GMar (Copacabana) ao 17º GBM (Leblon), onde acamparam. No 18º GBM (Cabo Frio), os Bombeiros fizeram uma caminhada. Nesse dia, novamente um avião fretado para levar a faixa de divulgação do movimento na orla do Rio foi impedido de voar.

7) 23 de abril (sábado) – Caminhada pacífica de manhã do 17º GBM (Leblon) ao posto 12 da orla do Leblon.

8) 25 de abril (segunda-feira) – Caminhada pacífica da Candelária ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Campo de Santana, onde um ato pacífico foi feito. Devido à tempestade, o acampamento previsto para a noite foi suspenso. (http://www.sosguardavidas.com/2011/04/uma-noite-historica-mesmo-debaixo-...)

9) 27 de abril à noite – Ato pacífico à noite na Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal, onde o Sr. Governador Sergio Cabral participava de solenidade. Apesar do caráter totalmente pacífico da ação, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi chamado, munido de gás lacrimogênio, armas de efeito moral, escudos e cassetetes. (http://www.sosguardavidas.com/2011/04/jornal-do-brasil-rj-apos-protestos...)

10) 28 de abril – Os bombeiros militares compareceram ao 1º GMAr, em Botafogo, acompanhados por deputados, para a reunião com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Marco Cruz Machado, agendada pelo presidente da mesa da Alerj em 20/04. O comandante não compareceu e não deu explicações a respeito de sua ausência. Os bombeiros dirigiram-se, então, à Alerj, onde foram recebidos. Recebidos nas galerias da Casa, ouviram os pronunciamentos de deputados estaduais que apoiaram o movimento. Transmissão ao vivo pela TV Alerj. (http://www.sosguardavidas.com/2011/04/atencao-cmt-geral-nao-comparece-re...)
11) 3 de maio – O Sr. Governador Sergio Cabral informa, por meio do Sr. Deputado Andre Correa, que negociaria com os trabalhadores em reunião se os mesmos suspendessem a passeata prevista para o mesmo dia, partindo do Largo do Machado ao Palácio Guanabara onde novamente tentariam ser ouvidos, repetindo a tentativa do dia 20 de abril. Os trabalhadores, então, realizam apenas ato no Largo do Machado. Foi prometida reunião no dia seguinte com presença do Sr. Secretário de Estado de Governo Sr. Wilson Carlos.
14) 4 de maio – O Sr. Secretário de Estado de Governo Sr. Wilson Carlos não comparece à reunião agendada com representantes dos trabalhadores e deputados, conforme agendado no dia anterior. Os trabalhadores se dirigiram à Alerj, onde montaram acampamento até dia 12 de maio.
15) 9 de maio – Passeata no Centro, percorrendo da Alerj até a Candelária e Av. Rio Branco
16)11 de maio – Ato no cruzamento da Av. Presidente Vargas e Av. Rio Branco.
17)12 de maio – Ato em frente à Alerj e doação de sangue.
18)13 de maio – Mais de 1500 trabalhadores participam de caminhada da Alerj até Copacabana, onde fazem abraço simbólico à praia. Auditoria Militar expede pedidos de prisão ilegais contra cinco trabalhadores.
19) 16 de maio – Ato em frente à Alerj, a partir das 8h, enquanto era realizada na Casa uma Sessão Legislativa na tentativa de conseguir ANISTIA para todas as punições empreendidas em retaliação aos trabalhadores.
20) 3 de junho – Ato em frente à Alerj, seguido de passeata até o Quartel Central, que foi ocupado pelos trabalhadores. INVASÃO VIOLENTA DO QUARTEL CENTRAL PELO BOPE E PRISÃO DOS 439 HERÓIS!!!

Nenhum comentário: