quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os bicos dos policiais em SP | Brasilianas.Org

Os bicos dos policiais em SP | Brasilianas.Org

Por Claudio W.

Pessoal, a notícia está relativamente velha, mas vale a pena conferir, rever, comentar, já que , aparentemente não teve tanta repercusssão:

Do G1/Bom Dia Brasil

Moradores de São Paulo avaliam ‘bicos’ de PMs feitos para prefeitura

Já que todo PM tem um segundo emprego, que seja para policiar áreas de comércio popular. Será que ajuda a diminuir os índices de violência?

A discussão é antiga: oficializar o bico, o segundo emprego do policial militar. São Paulo adotou a medida. Os policiais estão nas ruas, fardados e armados. Só que, em vez de trabalhar como segurança particular, os PMs fazem bico para a prefeitura.

Esse tipo de serviço ficou conhecido como Operação Delegada e já atende 14 subprefeituras. Além de prender ladrões, os policiais ajudam a fiscalizar o comércio irregular de ambulantes sem licença para trabalhar.

No bairro Itaim Paulista, Zona Leste da capital, a Polícia Militar está na rua há seis meses. Um levantamento mostra que já houve redução nos índices de criminalidade, mas os moradores dizem que ainda há muito a ser feito.

É um bico oficial. Os policiais militares trabalham armados e fardados. Nas horas que seriam de folga, combatem ambulantes ilegais em São Paulo. No Itaim Paulista, bairro da Zona Leste da capital, os policiais apreenderam quase 50 barracas de camelôs no fim do ano passado. Outras 50 foram retiradas pelos próprios vendedores, o que ajudou a melhorar a circulação nas ruas.

“Mudou no aspecto da visão. Ficou mais bonito e ficou mais acessível para os pedestres. Melhorou muito”, destacou o dono de loja Itanael Rodrigues.

Segundo a polícia, a atuação dos PMs fez cair em 25% os roubos na região, mas os números da Secretaria de Segurança Pública ainda preocupam. A delegacia do bairro registrou nos quatro primeiros meses deste ano seis homicídios, 12 estupros, 36 casos de tráfico de drogas e 329 veículos levados pelos ladrões.

“Assalto, roubo e crimes. De vez em quando aparece um morto aqui, outro ali”, diz a balconista Janete Miranda. “É bem perigoso”, acrescenta uma jovem.

Os funcionários de uma loja que conserta celulares dizem que foram assaltados na semana passada. “Chegaram quatro caras e mandaram a gente abaixar tudo no chão. Nós deitamos e eles recolheram as peças, pôs tudo no saco e levou embora”, contou a balconista Maria do Carmo de Oliveira.

Na área residencial do Itaim Paulista, os moradores também reclamam da criminalidade e dizem que falta policiamento nas ruas. “Aqui você só vê [polícia] se a gente chamar”, diz uma moradora.

Depois de duas horas no bairro um carro da Polícia Militar é encontrado. “Nós estamos sempre passando por aqui, inclusive no bairro Itaim, São Miguel e Costa Norte. A força tática está sempre atuante”, garantiu o sargento Sérgio Alex, da Polícia Militar.

A secretária Cátia Alexandrina dos Santos conta que a filha foi assaltada no portão. Assustada, ela pôs a casa à venda. “Estou vendendo para ver se eu vou embora para um lugar melhor, porque não dá mais para viver nessa situação”, lamenta.

Atualmente, 2,5 mil policiais participam da Operação Delegada. Para falar mais sobre o assunto, o Bom Dia Brasil entrevistou o major Wagner, do comando do policiamento da Polícia Militar na região central da cidade.

Nenhum comentário: