sábado, 6 de fevereiro de 2010

“A verdadeira causa da criminalidade em São Paulo é a falta de investimentos, não só material como no pessoal, além da falta de projetos”

Do Blog do LEITURAS DO FAVREA Folha e Serra insistem em falar exclusivamente dos homicídios, que aumentaram em 2009, o que o tucano atribui a crise econômica e ao desemprego. Ele e sua política de segurança não têm qualquer responsabilidade. Tudo está indo na boa direção, quando foram atingidos pelo tsunami da crise global.

Fingem ignorar estes dados:

Roubo
2006- 213.476
2007- 217.201
2008- 217.967
2009- 257.004

Latrocínio (roubo-morte)
2006- 266.000
2007- 218.000
2008- 267.000
2009- 304.000

Ou seja, bem antes da crise mundial, que impactou o Brasil em setembro de 2008, os roubos e latrocínio estavam crescendo e continuaram assim em 2009. Nunca antes na história do Estado de São Paulo tinham sido cometidos tantos roubos. A situação está cada vez pior. Isto nas estatísticas do próprio governo estadual e os especialistas calculam que 2/3 das vítimas de roubo não lavram B.O.

O crescimento da criminalidade é particularmente forte na capital.

Na cidade de São Paulo, sob a dupla responsabilidade de Serra e Kassab, o latrocínio aumentou 44,9% em 2009 e o roubo 12,6%. Falta policiamento e a Guarda Civil Metropolitana teve suas bases comunitárias desmantelada nos bairros e seus efetivos utilizados como fiscais contra ambulantes. A Secretária de Segurança estadual teve um rodízio de responsáveis e uma parte da corporação policial está sob suspeita de banditismo. Para Serra uma mudança é necessária… a do nome da PM! O resto vai bem e ponto.
E quem contestar o trololó… LF


Serra diz que vai intensificar o policiamento no interior

Segundo o governador, será aprimorado o mapeamento do crime na região

O tucano voltou ontem a culpar a crise econômica e o desemprego pelo aumento do número de homicídios em São Paulo em 2009

MAURÍCIO SIMIONATO DA AGÊNCIA FOLHA, EM AMERICANA
O governador José Serra (PSDB) disse ontem em Americana (128 km de SP) que vai intensificar o policiamento no interior do Estado, em áreas rurais, por ser a região “que mais tem problemas” de segurança.
“É um problema sério e a melhora [da segurança] mais recente tem sido na área da Grande São Paulo. No interior, a melhora não tem sido na mesma proporção”, afirmou.
Pela primeira vez em dez anos, o número de homicídios cresceu em São Paulo em 2009, puxado pelo aumento dos crimes no interior do Estado. A violência na região voltou a níveis similares ao de 2007.
Além de intensificar o policiamento, Serra disse que o governo está “reforçando no interior o mapeamento do crime” e que está “incentivando prefeituras a fazer o mesmo”, inclusive em Aparecida e Campos do Jordão, regiões “de turismo mais intenso”.

Reação
Serra voltou ontem a atribuir ao desemprego e à crise financeira internacional o aumento de homicídios registrado no ano passado. Referindo-se a outros indicadores da área de segurança, reafirmou que houve subnotificação de delitos durante o movimento grevista da Polícia Civil de 2008, o que teria provocado uma elevação artificial dos dados de 2009.
“No ano passado, com a notificação normal, pareceu que houve um crescimento maior do que houve”, disse.
O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, João Batista Rebouças, classificou a declaração do governador como “irresponsável”. “Durante o período da greve [em 2008], a polícia atendeu a todos os casos considerados mais graves como homicídios, sequestros, latrocínios, roubos e assaltos. A verdadeira causa da criminalidade em São Paulo é a falta de investimentos, não só material como no pessoal, além da falta de projetos”, afirmou.

Nenhum comentário: