domingo, 17 de janeiro de 2010

Crimes aumentam 30% em feriados e fins de semana, diz especialista


Ação de criminosos é facilitada porque vítimas estão menos atentas.
Neste sábado, dois casos de roubo entraram para esta estatística em SP.
A ação dos criminosos aumenta 30% nos fins de semana, segundo Edson Sant’ana, presidente de um dos conselhos de segurança da capital. Ele alerta que é neste período que as vítimas estão mais despreocupadas e menos atentas. "As pessoas geralmente estão relaxadas e se esquecem do fator segurança".Neste sábado (16), dois casos entraram para a estatística em São Paulo. Em um deles, quatro homens acabaram presos após perseguição terminou em acidente em uma das esquinas da Avenida Nossa Senhora do Ó, na Zona Norte da capital paulista. No carro, segundo a polícia, estavam homens suspeitos de praticar pelo menos dois roubos. As vítimas tinham saído de uma boate na Barra Funda, na região central da cidade. Um grupo foi abordado ainda dentro do estacionamento. O outro, no meio da rua.



Na delegacia, os jovens reconheceram pelo menos um deles, o que estava armado e ameaçou as vítimas. Com os suspeitos, a polícia encontrou os objetos roubados: dinheiro, relógios, correntes, celulares, um rádio, além de um revólver.

Já na Chácara Klabin, na Zona Sul de São Paulo, a violência foi dentro de um condomínio. Quinze homens entraram no edifício pela garagem e roubaram nove dos 12 apartamentos.

Os moradores foram levados para o salão de festas e mantidos reféns por três horas. Enquanto isso, os homens recolhiam computadores, jóias, celulares e dinheiro. O médico Giovani Missio contou que eles ficaram 40 minutos no apartamento. “Queriam jóia, dinheiro, e eu não tinha. Eles deram soco, tapa no peito.

Dois fatores facilitaram a ação dos criminosos, segundo os moradores. Há uma semana, os controles individuais do portão não funcionam e quem abria e fechava a garagem era o porteiro. O problema é que o funcionário de plantão era novato e não conhecia todos os moradores. Por isso, deixou o carro dos suspeitos entrar

Nenhum comentário: