quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Briga em prisão mexicana deixa 23 mortos

Conflito foi motivado por rivalidade entre facções do crime organizado

Familiares de detentos acompanham leitura do nome dos 23 mortos na entrada da prisão. Foto: Jorge Valenzuela/Reuters


DURANGO - Uma briga entre detentos de uma prisão do estado mexicano de Durango acabou com 23 mortos, disseram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes da Procuradoria-Geral do estado. O conflito começou por volta das 7h (10h de Brasília) desta quarta. Para que a situação fosse controlada, foi preciso chamar o Exército e as Polícia Federal e estadual. O estado de Durango, que fica no chamado "triângulo dourado" das drogas mexicanas, é um dos que registra mais atividades do crime organizado no país.

"Esta briga foi produto do confronto de grupos antagônicos do crime organizado e nela foram usadas armas brancas de fabricação manual", informou à imprensa o porta-voz da Procuradoria, Rubén López.

"Como consequência destes fatos, 23 internos vinculados a sequestros, homicídios e ao tráfico perderam a vida", acrescentou o funcionário, segundo quem os mortos tinham entre 19 e 49 anos. O mesmo presídio, que fica a cinco quilômetros do centro da cidade de Durango, capital do estado de mesmo nome, foi palco de dois incidentes similares nos últimos 16 meses, nos quais morreram 15 prisioneiros.

Nenhum comentário: