Um espaço voltado para a discussão sobre o sistema penal no Brasil. Um meio de comunicação e expressão para os Agentes Penitenciarios. Uma frente contra a banalização da injustiça no país. Participe, Agente
sexta-feira, 17 de julho de 2009
ESCOLTA DE PRESOS VAI PARA A PM A PARTIR DE 1 DE AGOSTO
Em matéria divulgada pelo Jornal de Itupeva o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Baptista Camilo, confirmou que a Polícia Militar deverá assumir as escoltas de presos. A notícia foi divulgada durante audiência realizada com o Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), seccional Campinas.
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Baptista Camilo, confirmou nesta segunda-feira (13) que a Polícia Militar deverá assumir as escoltas de presos, que até dia 31 de julho permanecem sob a responsabilidade da Polícia Civil.
A notícia foi divulgada durante audiência realizada com o Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), seccional Campinas, cidade localizada a 94 quilômetros da Capital.
O Coronel Camilo destacou os objetivos do comando que é, principalmente, melhorar a sensação de segurança da comunidade, por meio da visibilidade, da acessibilidade e da postura atenta dos policiais em serviço, além do controle da criminalidade e o combate ao crime organizado.
Ao abrir o evento para a participação dos presentes, o comandante foi questionado pelo vereador Luiz Carlos Izzo, de Itupeva, sobre a recente declaração do comandante da Polícia Civil do Estado de São Paulo, dr. Domingos Paulo Neto, que afirmou que a Polícia Civil não mais faria escolta de presos para presídios, fóruns ou hospitais, com o único propósito de canalizar seus esforços na investigação criminal.
“A Polícia Militar já está se preparando para cumprir a determinação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O Governo do Estado já autorizou o complemento de nosso efetivo, bem como a aceleração do processo de contratação dos novos policiais, principalmente do temporário, que permite que o militar de carreira deixe o setor administrativo e passe a atuar nas ruas, na segurança da comunidade. É sabido que algumas cidades contam com número insuficiente de policiais, enquanto que outras contam com efetivo que permite remanejamento momentâneo”, afirmou o comandante.
O Coronel Camilo apresentou números e afirmou que a PM de São Paulo é uma das melhores do mundo. “Estamos vencendo o crime. Nosso efetivo atual é de mais de cem mil homens. Atendemos diariamente a cerca de 150 mil chamados. Destes, 15 mil resultam em deslocamento de viaturas. Anualmente, 13 mil armas de fogo são apreendidas e cem mil prisões efetuadas, sendo 30 mil com envolvimento de menores de idade”.
O comandante finalizou o encontro com a apresentação do lema ‘A Polícia Militar vai até você’. “Infelizmente não podemos colocar uma viatura a cada esquina e é por esse motivo que precisamos da ajuda da comunidade, que conhece o problema peculiar de cada bairro. Não tenham receio em denunciar a marginalidade. Para tal, a PM disponibiliza o código 190 ou o telefone 0800-555-190 que não reconhece o número de telefone do denunciante, garantindo sua total segurança. Estaremos sempre à disposição de todos”, concluiu.
Além dos oficiais, participaram do evento presidentes e membros de Conselhos de Segurança (CONSEG’s) da região, deputados e vereadores. Itupeva foi representada pelos vereadores Paulo Batista Nantes, Luiz Carlos Izzo e Ezequiel Alves de Oliveira, que na ocasião elogiaram o trabalho prestado pelo 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Jundiaí), responsável pelo policiamento em Itupeva. Também estavam presentes o atual comandante do 11º BPM/I, tenente-coronel Walter Gomes Mota e o coronel Sebastião Martins de Oliveira (CPI-2).
A visita do comandante-geral foi elogiada pelos participantes da reunião. Para o tenente-coronel Walter Gomes Mota, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior, “a vinda do oficial à nossa região mostra que a Polícia Militar está preocupada não só com a integridade da população, mas também com a segurança de seu efetivo. O prestígio para com nossa corporação, demonstrado pelo comandante, é louvável e digno do reconhecimento de todos”, disse o oficial
14/07/2009 – 04h48m – Terça-feira – Jornal de itupeva
Comandante-geral da PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário