sábado, 9 de fevereiro de 2013

- Após ataques, SC vai transferir ao menos 20 presos para outros estados

Após ataques, SC vai transferir ao menos 20 presos para outros estados

Portal Terra
O governo de Santa Catarina confirmou nesta sexta-feira a transferência de pelo menos 20 detentos para presídios federais. As vagas foram oferecidas esta semana pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante reunião realizada com o governador Raimundo Colombo (PSD).
A decisão foi tomada a partir da avaliação das forças de segurança do Estado. Por questão de segurança não foi informada a data nem a lista dos detentos que deixarão Santa Catarina nos próximos dias.
Colombo reafirmou que, por questões técnicas, não recorreu à Força Nacional de Segurança e garantiu que as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Rodoviária, agentes penitenciários e Polícia Federal estão trabalhando de forma integrada. "Temos o efetivo necessário e essa decisão de não trazer a Força Nacional para SC foi tomada em conjunto com o Ministério da Defesa. Não se trata de arrogância, não temos nenhum problema em aceitar ajuda. O governo federal é parceiro de Santa Catarina no combate à criminalidade. Está nos cedendo as vagas nas penitenciárias federais e nos ajudando na área da inteligência", disse.
O governador disse que repudia os excessos cometidos na Penitenciária de Joinville e que os agentes que atuaram no episódio já foram afastados. Ele lembrou que a Corregedoria da Secretaria de Justiça e Cidadania está elaborando o inquérito e os culpados serão punidos.
Desde o dia 30 de janeiro, foram registradas 83 ocorrências, sendo 70 ataques consumados e 13 tentativas, atingindo 27 cidades catarinenses. Até o momento, 28 pessoas foram presas e oito adolescentes apreendidos por suspeita de envolvimento nos atentados.

Nenhum comentário: