quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mano Brown: "Está morrendo muita gente"

Por que criamos tantos criminosos



Por José Erivaldo



Serra disse na CBN que quer identificar entre milhares de estudantes de escolas públicas quem tem "potencial" criminoso.  É uma declaração em que nada surpreende vindo de um administrador público como o tucano José Serra. Nem o mais fanático tucano acredita  que seja possível identificar potenciais criminosos na sociedade.
Na verdade, essa postura discriminatória e preconceituosa lamentavelmente, faz parte de boa parte do imaginário da sociedade paulistana. Ou seja, em pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha, 62 em cada 100 eleitores paulistanos preferem atribuir a criminalidade à "maldade" das pessoas, em vez de à falta de oportunidades iguais. Esse pensamento parece ser um “Absurdo” quando se refere ao conflito entre Policia e Ladrão, mas este esta muito presente na sociedade.
Não é por acaso que no imaginário popular os heróis são os policiais como os “Capitães Nascimento” (no que se refere ao primeiro filme Tropa de Elite), e que as torturas e até mesmo os assassinatos no referido filme sejam ovacionadas pela grande maioria.
Também não é por acaso que a 'bancada da bala' contará com três vereadores, um deles chefiou a Rota até o ano passado, foi o quinto candidato mais votado, com 89.053 votos. Aqui, ainda existem programas de TV sensacionalista campeões de audiência – que desnacionalizam a violência. Mostrando perseguições em viaturas, entradas em residências e prisões, tudo ao vivo, com a narração “espetaculosa” de apresentadores que usam termos como vagabundos, xibungos, filhos do ECA, bandidagem etc.
Muitos dos problemas de segurança pública que ocorre hoje em São Paulo é fruto desse pensamento maniqueísta e sem critério da sociedade conservadora paulista que não soube diferenciar, superar sua própria falha para seguir na luta pela justiça e segurança.
 Nossas elites têm  ser orientado  por uma solução mais fácil, rápida e menos onerosa: “Contra bandidos apela-se para a Rota na Rua” Mas até quando esse discurso? Como saber que é mau quem é bom? Enfim, como Serra pode saber qual jovem tem "propensão ao crime"?
O estado de São Paulo está sob controle tucano há  mais de 18 anos e hoje  vive com medo e constantes ataques de marginais sem que possa aparecer indistintamente, uma solução a longo prazo. Tudo indica que é quase uma guerra  civil.
O sistema Penitenciário ainda é o mesmo ha décadas.  Nenhumas reformas foram feita para combater a formação de lideres na organização criminosa  PCC. Engana-se o governo de SP uso do o “Confronto” violência   a letalidade envolvendo a Rota para proteger a sociedade.
Engana-se a sociedade que faz uso de altos índices de prisões de pequenos traficantes espalhados pelas vielas da periferia, enquanto não há uma efetiva investigação sobre quem financia, importa e distribui ad-roga no Estado.
Contudo, engana-se quem acha que somente as camadas da sociedade mais pobre esta morrendo.  É vergonhosa para as autoridades constituídas de SP, essa Guerra do PCC contra PM. Enfim, tudo indica que o estado está perdendo a luta para o crime por incompetência.



Um comentário:

José Erivaldo Ferreira Silva disse...

ENQUANTO ISSO EM SÃO PAULO MADRUGADA VIOLENTA, NO INTERVALO DE 5 HORAS HOUVE 10 BALEADO E 5 MORTES ENTRE ELES UM POLICIAL. HOJE SOBE PARA 85 O NUMERO DE POLICIAIS MORTOS NO ESTADO. HÁ UMA GUERRA CIVIL, MAS NINGUEM FAZ NADA.