quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ao contrario do Rj São Paulo não tem Favelas para “pacificar”





Por José Erivaldo.

Muitos especialistas em segurança pública aprovam e elogiam a ocupação da Favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.
No entanto, esquecem que os crimes em São Paulo não se articulam nas minúsculas favelas, esconderijo de ladroes,  biqueira  ou bocas de fumo.  
Atualmente, a cidade de São Paulo concentra a maior quantia de favelas do Brasil, mas compara-la com  morros carioca na geografia do crime é burrice.
Ao contrario do Rj São Paulo não tem Favelas para “pacificar” Há uma diferença entre o modo de agir do crime organizado do Rio de Janeiro e de São Paulo.
No Rio, o tráfico é favorecido pela geografia da cidade, dominando os morros cariocas, onde até pouco tempo a policia não entrava. Em SP, o tráfico domina apenas alguns locais, já identificados pela polícia e aos quais as forças de segurança têm acesso.
Grandes partes dos crimes se articulam nas prisões, O seja, seu funcionamento se dá  no ambiente carcerário, nas Penitenciarias e CDPs. Enfim, boa parte dos quadros do PCC vem do ambiente prisional de São Paulo.  
Portanto, caos não se instala de uma hora para outra. O processo é por vezes lento, contínuo e silencioso. No Estado de São Paulo não foi diferente.
Os equívocos, propositais ou decorrentes da incompetência, vêm há muitos anos com a escolha de pessoas sem o conhecimento exigido para chefiar a segurança pública e a Administração Penitenciária.
Ao longo dos quase dezenove anos de Governo tucano, o PCC se tornou mais forte, e o estado ficou mais fraco; não foi o PCC  que se tornou mais organizado.; foi o Estado que deixou de fazer sua parte. Em vez de se aperfeiçoarem os mecanismos de gerenciamento desses presos.
Ou seja, foram anos de abandono,  de praticas viciadas de corrupção de abando da justiça. O crime hoje  está nas ruas de São Paulo,  porque o PCC compra, por exemplo, o preso.
Daí porque alguns jornalistas como Clóvis Rossi da Folha, já falam que o Estado de São Paulo caminha para “mexicanização” da violência.
Enfim, foi à incompetência de Geraldo Alckmin fez com que o Estado de São Paulo caísse nas mãos do crime organizado.

Nenhum comentário: