domingo, 1 de abril de 2012

G1 - Agentes prisionais deixam prédio de casa de privação sob escolta, no CE - notícias em Ceará

Visitantes derrubaram portão da Casa de Privação Provisória de Liberdade.
Agentes prisionais tentavam impedir entrada de visitanteOs agentes penitenciários que impediam as visitas aos detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) na manhã deste domingo (1º), deixaram o prédio sob a escolta do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BP Choque), após quatro horas. Os visitantes derrubaram o portão principal da CPPL e tentaram obstruir a via de acesso. Mas foram contidos pelo BP Choque que usou bombas de efeito moral e spray de pimenta.
A CPPL deveria ter aberto os portões aos visitantes, a maioria mulheres, às 8h. Mas, os agentes permaneceram com portões trancados e fizeram um barricada de colchões. Os 698 agentes penitenciários do Ceará entraram em greve na madrugada de sábado (31) por tempo indeterminado. A frustração por não poder visitar parentes exaltou os ânimos dos visitantes e dos detentos.

Para dispersar os visitantes que, segundo a polícia, tumultuavam a entrada da CPPL foram usadas bombas de gás e de efeito moral. Uma mulher foi ferida por estilhaços de uma delas. Inconformados, os visitantes derrubaram o portão. O BP Choque entrou no prédio e retirou os agentes prisionais, todos foram levados para Delegacia Metropolitana de Caucaia
Além dos estragos nos portões, móveis foram danificados e alguns colchões foram incendiados. Segundo informações da Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), os detentos da CPPL estavam sem a refeição de desjejum. Ainda de acordo com a Sejus, as demais unidades de detenção do estado estão recebendo visitações normalmente. A Polícia Militar está auxiliando na fiscalização dos presídios.

Greve
Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE) , a categoria exige o cumprimento do acordo firmado em 15 de fevereiro com o governo do estado Do Ceará, que promete 22% de aumento salarial.
A Sejus informou que a mensagem com o reajuste será enviada para Assembleia Legislativa até 15 de abril. Atualmente, o Ceará tem 16.717 detentos, 14 unidades prisionais e 134 cadeias públicas, segundo o governo do estado.

Nenhum comentário: