domingo, 3 de julho de 2011

Folha.com - Cotidiano - Algemas não me seguram, diz preso que foi recapturado em SP - 02/07/2011

Folha.com - Cotidiano - Algemas não me seguram, diz preso que foi recapturado em SP - 02/07/2011

Recapturado na manhã deste sábado, em Poá (Grande SP), Cristiano Manoel Moraes, 22, suspeito de assaltar motoristas nos semáforos da região da avenida Paulista, que fugiu de dentro do 36º DP (Paraíso) na quinta-feira (30), disse que conseguiu abrir as algemas com um clips e que algemas não o seguram, segundo informou a polícia. O delegado Márcio de Castro Nilson, titular do 36º DP, destacou a atuação dos agentes Luciano Volk e André Makoto, que desde a quinta-feira estavam sem dormir, investigando o paradeiro do suspeito. Ele foi recapturado em uma favela, na rua João José de Souza, no Jardim São José, em Poá.

A captura, segundo o delegado, foi fruto de um trabalho exclusivamente de investigação. "Toda a delegacia estava mobilizada para recapturá-lo. Inclusive, a mesma equipe que estava incumbida da escolta da guarda quando ele fugiu foi quem conseguiu prendê-lo", revela. Segundo o delegado o suspeito havia fornecido vários endereços falsos. "Nós começamos a fazer investigações em familiares dele, que também são criminosos. Começamos a checar os endereços dos comparsas e os policiais conseguiram localizá-lo na casa de um cunhado, que também foi atuado por favorecimento pessoal". Mesmo com a recaptura, os agentes ainda serão investigados pela corregedoria, pela conduta de terem deixado o suspeito sozinho na sala, o que facilitou sua fuga. Moraes estava sozinho no interior de uma sala. Uma das algemas foi retirada por um policial para que o preso pudesse comer. A outra algema foi retirada pelo próprio preso, que fugiu pela janela, no momento em que um policial que o acompanhava saiu da sala para buscar água.

O delegado destaca que não houve má fé dos policiais e sim um descuido. "O que aconteceu foi uma fatalidade. É explicável, mas injustificável, houve um descuido. Foi uma fatalidade. Vou relatar para a corregedoria a lisura dos policiais, mas o resultado vai depender da apuração, tanto administrativa quanto criminal. Espero poder demonstrar que não houve facilitação de fuga".

Com a recaptura, os trabalhos de reconhecimento do suspeito reiniciam. Pelo menos cinco vítimas já o haviam identificado. A polícia acredita que ainda tenham outras vítimas. Segundo o delegado, o suspeito agia principalmente no entorno da rua Bernardino de Campos com a estação Paraíso.

CRIMES

O rapaz foi preso na última terça-feira (28), na rua Bernardino de Campos, após ser abordado por policiais do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) e do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

Um médico passava pelo local e reconheceu o jovem como autor de um roubo cometido em 19 de junho de 2007. Segundo a polícia, ele estava com uma arma de brinquedo.


À época do crime contra a família do médico, Moraes teve a companhia de Edson Alves Santana, que foi preso na ocasião. Segundo Nilson, Santana está no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mauá.

Em 2009, Moraes já havia sido preso por um roubo na avenida Indianópolis. Ele recebeu a condicional em abril deste ano. À polícia, Morais negou os crimes e disse que achou a arma de brinquedo na rua.

Nenhum comentário: