segunda-feira, 27 de junho de 2011

SC: após fuga de 78, polícia recaptura 17 presos de penitenciária

SC: após fuga de 78, polícia recaptura 17 presos de penitenciária

Chega a 17 o número de detentos recapturados nas últimas horas, após a fuga de pelo menos 78 apenados no Complexo Penitenciário de Florianópolis, em Santa Catarina. As buscas prosseguem ininterruptamente desde ontem, quando seis pessoas escaparam de um local de isolamento ao cerrar as grades do local e outros 72 fugiram depois de render agentes penitenciários com facas artesanais durante o horário de visita. Foi a segunda fuga em massa registrada somente neste ano no mesmo local. Ainda no domingo, 13 foragidos foram localizados no Morro do Horácio, nas imediações da casa prisional. Já durante a madrugada desta segunda, outros três foram recapturados em uma barreira montada no acesso à ponte Hercílio Luz e um quarto achado às 3h na região continental da capital catarinense. A operação de buscas conta com apoio de helicópteros e das polícias Militar e Civil. Mais de 75 homens estão mobilizados.
Na segunda fuga, servidores da penitenciária foram amordaçados e ameaçados com armas caseiras, mas sofreram apenas lesões leves. O Departamento de Administração Penal catarinense já confirmou que vai instaurar sindicâncias para apurar eventuais falhas de servidores.
Somente em 2011, pelo menos cinco fugas já ocorreram na mesma penitenciária. Em fevereiro ocorreu a maior da história do sistema carcerário catarinense, na qual 79 detentos escaparam do complexo. Um deles foi recapturado nesta segunda, na residência da sogra, no bairro Costeira do Pirajubaé, após uma denúncia anônima. Sete apenados seguem foragidos.

Nenhum comentário: