segunda-feira, 6 de junho de 2011

O FLIT É UM BLOG INTERESSANTE, POIS TOCA NA FERIDA ABERTA DO SISTEMA PRISIONAL PAULISTA.

Há muito bom censo aqui. parabéns! Por sinal, há muitas coisa que precisa ser ditas. Para isso precisa-se de coragem. As épocas de extrema opressão costumam ser também aquelas em que os grandes e nobres temas estão na ordem do dia. A situação do sistema carcerário é tão precária no Estado de São Paulo que o resultado somente poderia ser o PCC resultado de má administração.

Segue abaixo um mergulho no nosso passado recente, portanto tragico de nossa historia tão presente!

COBRAS E LAGARTOS: O detento Ulisses Guimarães Stancat após doar oito computadores a COESP – doação publicada no D.O. de 4 de abril de 1997, desapareceu quando removido para Tremembé…É fácil constatar: foi o descalabro que tomou conta da SAP na gestão em que Ferreira Pinto foi Secretário-adjunto ( 1993 a 1995 ) o fator que permitiu que uma facção (o PCC) crescesse à sombra de tantas fraudes…Suspeitos de tortura, peculatários e facilitadore$ de fugas foram promovidos e prestigiados pela SAP


O que é e o que faz a Coespe?

Coespe é a Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo e, como o próprio nome diz, é um órgão do Governo Estadual que coordena as Prisões do Estado.

A Coespe é responsável por todas as prisões e cadeias e distritos policiais?

Não. A Coespe é responsável apenas pelos estabelecimentos penais estaduais. Ela não tem responsabilidade sobre as prisões em distritos policiais nem nas cadeias públicas do Interior.

A Coespe é quem arranja vaga nos Institutos Penais Agrícolas?

Sim. Como a Coespe é quem coordena os Estabelecimentos do Estado, é ela quem diz onde tem e onde não tem vaga para remover o sentenciado que tem direito de cumprir a pena em regime semi-aberto (desde que tenha sido determinada a remoção pelo Juiz).

Onde mais atua a Coespe?

A Coespe é quem autoriza as transferências de presídios. Por exemplo; se o preso tem família no Interior e está preso na Capital e quer ser transferido, ou se está sendo ameaçado por outros presos.

A Coespe é responsável, ainda, pela coordenação do Hospital Penitenciário que abriga doentes graves e os que têm problemas mentais (esses ficam nas Casas de Custódia e Tratamento).

Quantos Estabelecimentos penais estão sob a responsabilidade da Coespe?

Ao todo são 65 (sessenta e cinco) Prisões. Sete delas estão na Capital (Casa de Detenção de São Paulo, Penitenciária do Estado, Centro de Observação Criminológica, Penitenciária Agente de Segurança Penitenciária “Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros e Penitenciárias Femininas da Capital, Tatuapé e Butantan).


Nenhum comentário: