quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SAP empresta funcionários, mesmo com déficit nas unidades

Parece que a SAP não leu nossa pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011.
Enquanto o SIFUSPESP cobra a contratação de mais funcionários para o sistema prisional paulista e critica e pede solução para os casos freqüentes de desvio de função, a SAP vai na contramão das reivindicações da categoria e cede ASPs para a Fundação Casa. Como se o sistema prisional paulista não tivesse problemas relacionados a déficit de servidores...
Foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 28 de janeiro de 2011, a resolução SAP-27 emprestando 13 agentes de segurança prisional para a Fundação Casa, sem prejuízo de seus vencimentos. O "empréstimo" é respaldado por um convênio entre os órgãos públicos.
O presidente do SIFUSPESP, João Rinaldo Machado, criticou a decisão da SAP. "Pode parecer pouco, mas se estamos com uma falta tão grande de funcionários nas unidades prisionais, qualquer um faz falta".
Ele ainda comenta que não tem "nada contra quem quis ir, afinal é um dinheirinho a mais. Mas, para os companheiros que ficaram com um colega a menos no local de trabalho, realmente deve atrapalhar. Se nós ficarmos calados, em breve mais servidores serão cedidos para outros órgãos, o que só vai piorar a situação nas unidades prisionais".
O SIFUSPESP irá protocolar ofício na SAP deixando claro que é totalmente contra essa iniciativa de ceder funcionários do sistema para outros órgãos - pelo menos enquanto o Governo do Estado não resolver o grave problema do déficit de funcionários no sistema prisional paulista.


Opinião do Blog

E como se não bastasse, os elevados déficits de servidores do Sistema Prisional a SAP vêem emprestando agentes de segurança prisional para a Fundação Casa. É um completo absurdo, pois a situação do sistema prisional paulista, sofre com a falta de funcionário.

Há muito servidores que estão afastados de suas atividades deixando os colegas sobrecarregados submetidos a uma carga subumana, devido a superlotação das unidades prisionais

Há desvio de cerca de 30% dos profissionais para funções de caráter burocrático, ou seja aqueles que estão exercendo função que não são típicas do cargo no qual foram empossados.
Essa situação demonstra a total falta de organização gerencial dessa secretaria.

Há inúmeros servidores que estão aguardando aposentadoria, sobretudo, aqueles que estão com idades avançadas e doentes.

Ampliação do quadro de servidores penitenciários é uma exigencia do plando director do Governo Federal que tem como objetivo maior a integração da esfera federal e estadual em direção à solução para a crise carcerária no país. Enfim, é lamentável o governo de São Paulo o mais rico da federação, não tenha uma política para o Sistema Prisional.

Nenhum comentário: