sábado, 9 de outubro de 2010

Tropa de Elite II, Ficção ou Realidade?




Por Erivaldo


Sabe-se que o filme Tropa de Elite II, é uma ficção, mas a realidade dos morros cariocas e as ruas de São Paulo não o são. O episódio do tiroteio entre um grupo de homens armados seguido pela invasão de um hotel de luxo em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro foi destaque em vários veículos da imprensa internacional e demonstrar bem o problema do trafico de droga no Estado.
Quem pensa que o filme Tropa de Elite II, ficaria restrito aos morros cariocas pode ter uma grande surpresa, pois os grandes traficantes estão comandando o trafico de droga, de dentro das penitenciarias paulista para as ruas de São Paulo.
Na verdade as pessoas não se dão conta que São Paulo é tanto quanto (ou mais) perigoso que o Rio, a diferença é que a zonas de classe média e alta em São Paulo não estão tão próximas das favelas como no Rio, o que chama a atenção para a violência. Há também no interior paulista e nas grandes regiões metropolitanas de São Paulo muitas favelas onde o trafico de droga corre solto. Em São Paulo no período de 12 a 20 de maio de 2006, cerca de 400 pessoas foram assassinadas no Estado de São Paulo, vítimas do mais sangrento ataque atribuído à facção criminosa conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital), cuja liderança mais expressiva é o presidiário Marcos William Herbas Camacho, o Marcola, condenado por assalto a banco.
Contudo, dentro da estreia do filme Tropa de Elite II, se tem uma grande oportunidade de discutir questões que são relevantes para a Gestão de Segurança Publica no Brasil.
Vamos discutir a implantação de UPPs nas comunidades do Rio de Janeiro, vamos discutir o Sistema Penitenciário Paulista vão discutir o conhecimento prático dos profissionais da área e o cenário atual da sociedade brasileira, com o objetivo de promover uma gestão estratégica, fundamentada na modernidade, na integração e na democracia, que possa subsidiar um modelo de gestão de segurança pública baseado na premissa da participação cidadã e da valorização, respeito e promoção dos direitos humanos. Enfim, com a estreia do filme Tropa de Elite II, é um bom momento para se colar a discursão sobre Segurança Publica no segundo turno das eleições presidenciais.

Nenhum comentário: