Ontem (6) o Governo do Estado lançou a folha suplementar dos funcionários do sistema prisional paulista, relativa à reposição salarial retroativa ao mês de março. Hoje (7) o valor já está disponível na conta bancária dos servidores, e equivale a quatro meses (março, abril, maio e junho). Na semana passada a diretoria do SIFUSPESP esteve na Secretaria da Administração Penitenciária cobrando agilidade nesse pagamento.
"Fizemos o nosso papel representativo dos trabalhadores do sistema. Não entendemos a razão do Governo ter demorado tanto a efetivar o pagamento dessa reposição salarial, então fomos cobrar respostas e solução da SAP. Felizmente, a pressão surtiu efeito e hoje os servidores finalmente podem ver a cor do dinheiro referente à reposição", comenta João Rinaldo Machado, presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo - SIFUSPESP.
O projeto de lei que concedeu a reposição salarial aos servidores do sistema prisional foi sancionado em maio pelo governador Alberto Goldman. "Desde o início de junho os servidores aguardavam receber o valor da reposição, e o Governo não efetuava o depósito. Quando saiu o holerite no final do mês passado e a reposição não veio, fomos atrás das explicações do Governo. Eles alegaram falta de tempo hábil para fazer as contas, mas nos asseguraram que o pagamento seria feito em folha suplementar até o início de agosto", diz o presidente.
Gilberto Machado, diretor do SIFUPSESP, lembra que a reposição salarial se refere à campanha de 2009, com um índice muito inferior ao que foi requisitado pela categoria. "Os 15% de valorização do servidor foram ‘esquecidos' pelo Governo. O Governo Serra aprovou em 2010 apenas o índice de reposição que havia sido reivindicado em 2009".
"A categoria já estava descontente com o baixo valor da reposição, e ainda teve que esperar quatro meses para receber. Acredito que, se não fosse a intervenção do SIFUSPESP junto à SAP no sentido de agilizar esse processo de pagamento, a categoria ainda teria de esperar ainda mais. Mas esse é o papel do sindicato: defender os interesses da categoria. Agora, que venham as próximas campanhas salariais", conclui Gilberto Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário