quarta-feira, 2 de junho de 2010

Agente prisional é flagrado espancando dois presos em Tubarão



Deu-se na cidade catarinense de Tubarão. O agente prisional Carlos Augusto Macedo Motta transportava dois presos.



Conduziu-os à sala do plantão do Deap (Departamento de Administração Prisional), num prédio anexo ao presídio de Tubarão.



Responsável pela segurança da cadeia, Carlos Augusto não se deu conta, mas estava sendo filmado por uma equipe da RBS TV. As imagens foram ao ar na noite passada.



Já no carro, o agente intimida os presos. Conduz um deles pelos cabelos. No interior do prédio, agrede os detentos, algemados (assista lá no alto).



Submetido às cenas, o diretor Deap, Adércio Velter, impressionou-se: “São imagens fortes. Isso não faz parte da situação do sistema prisional catarinense”.

O secretário de Segurança Pública catarinense, André da Silveira, foi além. Levou a assinatura a uma portaria que determina o afastamento do agressor por 60 dias.



“O fato deve ser apurado com a energia necessária pelo órgão correcional, tendo em vista a gravidade”, disse o secretário.



Abriu-se um inquérito na Corregedoria da Justiça e Cidadania do Estado. Pode resultar na demissão do agente, contratado há dois anos.

Nenhum comentário: