quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bope confunde furadeira com arma e mata homem no Rio

Segundo o grupo, responsável pelo disparo gritou para que vítima não se mexesse; morador chegou morto a hospital

Vítima instalava toldo na laje e, ao fazer movimento com furadeira, foi alvejada no tórax; Bope afirma que "lamenta drasticamente"


JOÃO PAULO GONDIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Um morador do morro do Andaraí (zona norte do Rio) foi morto ontem pelo Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM fluminense quando a furadeira que ele segurava foi confundida com uma arma.
Hélio Barreira Ribeiro, 47, instalava um toldo na laje de casa quando os policiais chegaram ao morro. Um cabo, de identidade não revelada, achou que ele empunhava uma arma. Após fazer um movimento com a ferramenta elétrica, o morador levou um tiro no tórax.
Segundo o Bope, o cabo dera um grito de alerta para que Ribeiro não se mexesse. O morador foi levado pelos PMs ao Hospital do Andaraí, mas chegou morto, segundo a unidade.
O capitão Ivan Blaz, porta-voz do Bope, disse que a tropa foi à comunidade checar informações de que bandidos do morro do Borel fugiram para o Andaraí e aterrorizavam o local. "Lamentamos drasticamente o que ocorreu. Foi uma extrema infelicidade. Somos solidários com a dor incomensurável da família", afirmou.
O Borel, na Tijuca (zona norte), está em processo de ocupação para receber uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). O morro do Andaraí também deverá receber uma UPP.
O PM que fez o disparo -há dez anos no Bope e 12 na corporação- apresentou-se à delegacia que investiga o caso, em Vila Isabel, na zona norte do Rio, e responderá a processo. Seu destino poderá ser o BEP (Batalhão Especial Prisional), a casa de detenção policial, em Benfica, na zona norte do Rio.
"Ele está arrasado com o que fez. Sabe que comprometeu toda sua excelente carreira", afirmou o capitão Blaz.
O cabo responderá pelo caso em liberdade. A Secretaria de Segurança disse que o Estado oferecerá assistência psicológica, pagará pensão à família da vítima e cuidará do enterro.
Também ontem, policiais do 6º BPM (Tijuca), sob tiroteio, mataram dois supostos traficantes no morro do Andaraí.

Nenhum comentário: