sexta-feira, 9 de abril de 2010

PM busca 26 internos após fuga da Fundação Casa em Guarulhos (SP)

A Polícia Militar realiza buscas nesta sexta-feira por 26 internos que fugiram da Fundação Casa, em Guarulhos (Grande São Paulo), na noite de ontem. Inicialmente, 34 jovens tinham conseguido deixar a unidade, mas oito foram recapturados durante a madrugada.

Oito fugitivos da Fundação Casa são recapturados em Guarulhos
Mais da metade dos internos fogem da Fundação Casa

Mais da metade dos internos fogem da fundação casa
De acordo com a Fundação Casa, os adolescentes renderam quatro dos dez funcionários por volta das 21h, quando eram encaminhados para seus quartos, e fugiram pulando os muros da unidade. Ninguém ficou ferido.

Representantes da corregedoria da Fundação Casa foram até o local e abriram uma sindicância para apurar em que condições se deu a fuga. A unidade fica em uma área isolada, localizada no bairro Jardim Aracília.

Ainda de acordo com a fundação, a unidade não estava superlotada, mas abrigava o número máximo de internos.

Outros casos

No dia 18 de fevereiro, cinco adolescentes fugiram da unidade 2 de Guarulhos. Na madrugada, o grupo quebrou a janela de um dormitório e chegou a um muro lateral da unidade, que deu acesso à rua.

Três dias antes, um tentativa de fuga já havia deixado seis pessoas feridas na unidade, sendo quatro funcionários e dois adolescentes. Durante o motim, que durou cerca de quatro horas, os internos danificaram janelas e móveis da unidade, de acordo com a PM.

A corregedoria da fundação instaurou sindicâncias para apurar as duas ocorrências, mas o prazo de conclusão dos procedimentos é de 90 dias. Segundo o site da Fundação Casa, a unidade foi inaugurada há dois anos e conta com 'programa pedagógico inovador', inspirado em um modelo de atendimento socioeducativo colombiano.

Nenhum comentário: