domingo, 3 de janeiro de 2010

Concursos previstos para 2010 devem oferecer 375 mil vagas

Só no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são 200 mil vagas.
Na Polícia Federal e Polícia Rodoviária previsão é de 5 mil vagas.


Do G1, em São Paulo

O número de vagas previstas que devem ser abertas por meio de concursos públicos em 2010 já chega a 375.033, segundo levantamento feito pelo G1, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva.



Confira lista de concursos e oportunidades

Só no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização do Censo de 2010, serão abertas 200 mil vagas para recenseador, que exige nível fundamental.



Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados, vagas que já foram autorizadas e as que aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.



No caso da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, a realização de concursos para mais de 5 mil vagas na área administrativa ainda depende de aprovação do Ministério do Planejamento.


No estado de São Paulo somente as secretarias estaduais de Educação e Saúde preveem concursos para 146.676 vagas - nesse caso as vagas já foram autorizadas.

Orçamento

Segundo o Ministério do Planejamento, para 2010, o Orçamento prevê 40 mil novas vagas e a substituição de 15 mil terceirizados. De acordo com o secretário de Gestão, Marcelo Viana, as próximas substituições na administração direta serão focadas em terceirizados de nível superior, particularmente, nas áreas de ciência e tecnologia e social.



Na administração indireta, para onde não há compromisso formal com o Ministério Público do Trabalho para substituir terceirizados - por enquanto apenas uma recomendação - serão efetuadas substituições por meio de concurso nas universidades e hospitais, incluindo os hospitais universitários.


Ano de eleições

Em ano de eleições, a lei 9.505/97 restringe apenas a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos, restrição feita à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal.


As nomeações podem ser feitas em qualquer período do ano se a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições - no caso, até julho. Já em âmbito municipal as nomeações ocorrem sem restrições.


Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo
124 vagas para analista administrativo (nível superior)
22 vagas para psicólogo (nível superior)
405 vagas para oficial administrativo (nível médio)
Salários: não informados


Confira aqui

Nenhum comentário: