terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Serra culpa “natureza que se rebela” por enchente em São Paulo



O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), culpou a natureza pelo caos ocorrido em São Paulo nesta terça-feira (8) em decorrência das chuvas. “Foi uma chuva inusitada. Mesmo que estivesse tudo impecável seria inevitável haver problemas graves. [...] Temos que rezar para que isso não se repita”, disse o governador em entrevista nesta quarta.

Citando reportagem publicada na Folha desta quarta-feira, Serra afirmou que as enchentes e os alagamentos são “efeitos negativos praticamente inevitáveis” das 24 horas em que mais choveram desde 1963. “Num aglomerado urbano do tamanho de São Paulo, com toda essa impermeabilização que existe, a natureza se rebela”, afirmou.

De acordo com a reportagem, São Paulo registrou o maior volume de chuva em um período de 24 horas no mês de setembro desde que a medição começou a ser feita, em 1963 –segundo projeção feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o acumulado de chuva entre as 9h de terça e as 9h de quarta.

Quem tiver paciência de procurar verá que o roteiro é o mesmo, culpa da natureza, choveu no dia o esperado para o mês inteiro, a população joga lixo nas ruas, o problema são as ocupações irregulares, estamos investindo em obras para acabar com as enchentes, etc. e tal.

A administração pública só teve responsabilidade por qualquer tragédia – enchente, incêndio em favela, deslizamento de terra – quando a cidade foi administrada por Erundina e por Marta. Antes e depoois delas é tudo fatalidade, culpa da natureza.

É, temos que rezar mesmo, e muito, para ver se a população de São Paulo, estado e capital, resolve escorraçar de vez essa corja do PSDB/PFL.

Nenhum comentário: