Na lista das cidades com maior proporção de homens, Serra Azul aparece em primeiro. Porém, o número elevado de presos que cumprem pena na cidade causa distorção. Segundo o Seade, a população carcerária também é computada. Com 3.600 presos, a população de Serra Azul é inflada para 10.121 habitantes e faz com que a cidade tenha 125,87 homens para cada 100 mulheres. Dados de 2000 provam que antes dos presídios eram 50,82% de homens e 49,18% de mulheres.
"Sobram" homens em Santa Ernestina
DO ENVIADO ESPECIAL A SANTA ERNESTINA
"Manda vir para cá porque aqui a coisa está feia." Essa foi a reação do soldador Marcelo da Silva Conceição, 23, quando descobriu que o número de mulheres em Ribeirão Preto é bem maior. Ele mora em Santa Ernestina, cidade onde há 115,05 homens para cada grupo de cem mulheres.
Entre as 89 cidades da região, segundo os números da Fundação Seade, Santa Ernestina só perde para Serra Azul. Mas os números de Serra Azul estão distorcidos porque dos 10.121 habitantes do município, pouco mais de 3.600 são presos que cumprem pena em três presídios existentes na cidade (leia texto nesta página).
Sem presídios para distorcer a comparação, mas com a safra da cana que atrai muitos migrantes, em Santa Ernestina é fácil verificar que há muitos homens. Quando a Folha esteve na cidade de 5.618 habitantes, anteontem, encontrou grupos de amigos em vários pontos.
Em uma dessas rodas, os rapazes não deram o braço a torcer. "Aqui tem mulher, sim, para todos os gostos", disse o auxiliar de serviços gerais Maurício Junior Silva, 18. Apesar da declaração, ele e os outros quatro amigos que estavam juntos anteontem estão solteiros.
Já Marcelo, aquele que pediu a "exportação" de ribeirão-pretanas para Santa Ernestina, abre o jogo e afirma que a situação é mesmo difícil. "Faz três anos que estou solteiro."
Dividindo a mesma mesa de bar com Marcelo, outros três amigos revelam que tiveram mais sorte -todos estão casados. Um deles, o operador de máquinas Elber Gonçalves, 23, está no segundo casamento, prova de que as estatísticas sobre o excesso de homens na cidade não impedem a tarefa de encontrar uma companheira.
Elber se arrisca até a mostrar o caminho para o colega solteiro: "Tem que ter charme".
Completando a fórmula para se dar bem com as mulheres, foi acompanhado por outro amigo casado, o auxiliar de produção Sheyke Alderane, 23. "O negócio é ter boa lábia, um bom "xaveco"." (LEANDRO MARTINS)
Maioria de homens predomina em cidades menores
DA FOLHA RIBEIRÃO
Entre as cidades onde os números do Seade mostram uma razão de sexos maior, ou seja, onde há mais homens, uma característica em comum pode ser observada: são municípios com menos habitantes.
Nas dez cidades com maiores proporções de homens, apenas duas têm mais de 10 mil habitantes -Severínia (15.707) e Serra Azul (10.121), sendo que nesta última o número real de moradores é inflado pelos 3.600 presos que cumprem pena em presídios do município.
Para a pesquisadora Rosa Ester Rossini, professora titular do departamento de geografia da USP, a predominância da cana-de-açúcar e do café na região colabora para que o percentual de homens seja maior.
Com a falta de outras opções de emprego, o trabalho no campo acaba sendo uma das principais saídas, seja para homens da própria cidade ou migrantes de outras regiões. Isso faz a população masculina aumentar, enquanto muitas mulheres migram para cidades maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário