sábado, 5 de dezembro de 2009

Governo anuncia proposta para evitar greve da categoria




Pressionado diante da decisão dos funcionários do sistema prisional de paralisar as atividades, o Governo Serra chamou o SIFUSPESP para uma reunião nesta tarde (04) e propôs: se não houver greve, a aposentadoria especial da categoria será concedida a partir de 2010. Quanto às outras reivindicações constantes na pauta da campanha salarial 2009, o governo prometeu apresentar contra-proposta em fevereiro.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Administração Penitenciária. O secretário Lourival Gomes informou à diretoria do SIFUSPESP que recebeu "telefonema do governador Serra confirmando que irá atender à reivindicação do SIFUSPESP quanto à aposentadoria especial a partir de 2010". Essa aposentadoria especial, antiga reivindicação da categoria, seguirá os mesmos moldes da aposentadoria dos policiais
A Secretaria de Gestão Pública também entrou em contato com o SIFUSPESP, e comunicou que os outros pontos da pauta - inclusive as questões relacionadas a reajuste salarial - só poderão ser apresentados em contraproposta a partir do próximo ano, por conta da previsão orçamentária. A perspectiva é que esses itens sejam resolvidos em fevereiro. Foi alegado que, como estamos em dezembro, não há mais como inserir um aumento de despesa neste exercício.
Para a direção do sindicato, a proposta não atende aos anseios demonstrados pela categoria. No entanto, somente a própria categoria poderá fazer esta avaliação sobre a validade da proposta do governo e decidir se mantém ou não a greve a partir da zero hora do dia 9 de dezembro.
"Quem propôs e aprovou a greve foram os funcionários do sistema prisional. O sindicato está aqui para cumprir o desejo da categoria, portanto, não somos nós, da direção, quem vai decidir sobre os rumos da greve. Essa decisão cabe tão somente aos funcionários do sistema prisional", disse João Rinaldo Machado, presidente do SIFUSPESP.
Diante da manifestação do governo, o SIFUSPESP convoca assembleias regionais para a próxima segunda-feira, dia 7. Nessas assembleias, a direção do sindicato irá apresentar detalhadamente o que foi proposto pelo governo e haverá votação dos participantes quanto à manutenção ou não da greve.
"Precisamos que todos compareçam, sem falta. Todos os funcionários do sistema devem manifestar a sua opinião, pois surgiu um fato novo e é preciso discuti-lo. Mas é preciso deixar claro: a greve está mantida para o dia 9 de dezembro, próxima quarta-feira, a não ser que a categoria decida o contrário nessas assembleias",

CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS:

DATA: 07 DE DEZEMBRO DE 2009

Local: Sede do Sifuspesp São Paulo: 20h, reunindo os trabalhadores das regiões de São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba.

Local: Sede do Sifuspesp Sorocaba: 15h.

Local: Sede do Sifuspesp em Presidente Venceslau: 20h, reunindo os trabalhadores das regiões de Presidente Venceslau e Mirandópolis.

Local: Sede do Sifuspesp em Avaré: 20h, reunindo os trabalhadores das regiões de Pirajuí e Avaré.

Local: Sede do Sifuspesp em Araraquara: 20h, reunindo os trabalhadores das regiões de Araraquara e São José do Rio Preto.

Local: Sede do Sifuspesp na Baixada: 20h.

Nenhum comentário: