O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB), se reuniu nesta terça-feira (25) com representantes sindicais dos funcionários do sistema prisional de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Distrito Federal. O tema do encontro foi a PEC 308, apresentada ao presidente da Câmara pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), relator da PEC que cria a Polícia Penal. Também estiveram presentes no encontro os deputados Valtenir Pereira (PSB-MT) e Fátima Pelaes (PMDB-AP).
"Estamos nos reunindo continuamente com as lideranças partidárias aqui em Brasília, com o intuito de conseguir colocar a PEC 308 na pauta de votação ainda neste ano", esclarece João Rinaldo Machado, presidente do SIFUSPESP - sindicato que representou os funcionários do sistema prisional de São Paulo na reunião com Michel Temer.
Os dirigentes sindicais saíram do encontro com boas perspectivas. Para João Rinaldo, "a reunião foi muito produtiva. Michel Temer se comprometeu a colocar o projeto na pauta de votação ainda neste ano, provavelmente em outubro ou novembro". "O presidente se mostrou sensível aos anseios da categoria", avaliou a representante do Sindicato dos Agentes Investigadores e Agentes Prisionais de Mato Grosso, Jacira Maria da Costa Silva.
O encontro se iniciou com a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional, feita pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá. Ele explicou a importância da criação da Polícia Penal para a segurança pública, e defendeu que a proposta tem que ser aprovada o quanto antes.
O deputado Valtenir Pereira lembrou que "os agentes prisionais precisam ter o poder de polícia. É importante que eles tenham no âmbito das suas atribuições, dentro do sistema penitenciário, os mesmos atributos, as mesmas competências de um policial militar nas ruas".
Segundo João Rinaldo, Michel Temer também deu orientações aos sindicatos para que consigam êxito na votação. "Ele parabenizou nossa estratégia e nos orientou a continuar procurando as lideranças dos partidos, conversando sobre a importância do projeto e conseguindo mais adesões políticas, para que a votação seja tranqüila".
LÍDER DO GOVERNO
Nesta quarta-feira (26) os dirigentes sindicais irão se reunir com o deputado Henrique Fontana (PT-RS), líder do governo na Câmara. "A ideia é que os dirigentes sindicais comprometidos com a aprovação da Polícia Penal continuem marcando reuniões com todas as lideranças políticas", explicou João Rinaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário