quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ministro é defensor do habeas corpus




DA REDAÇÃO

O presidente do STF, Gilmar Mendes, é um público defensor da concessão de habeas corpus.
Em dezembro do ano passado, ele defendeu a medida como uma "garantia de liberdade" e disse que o instrumento é um direito que foi cerceado durante a ditadura militar.
Também em 2008, o ministro afirmou, durante o programa "Roda Viva", da TV Cultura, que 30% dos casos que chegam ao Supremo merecem a concessão do habeas corpus. Segundo ele, isso ocorre porque há déficits na Justiça que fazem com que, comumente, o pedido seja negado em outras instâncias.
Mendes disse ainda que a concessão da medida independe do bolso do preso. "Nós decidimos, independentemente de ter advogado rico ou pobre."

COMENTARIO DO BLOG

Lamenta-se, é claro, que por meio de habeas corpus os corruptos sequer chegam a cumpri toda sua pena.Já o preso pobre ao contrário, este cumpre direitinho de ponta a ponta.Há, contudo, ainda aqueles presos pobre que se quer tem um advogado, ou seja, o descaso com que a Defensoria os tratam.Enfim, fica evidente a falta de justiça e o abandono do poder público com a população mais pobre, com aqueles que não têm dinheiro.

Nenhum comentário: